11 3221.8840 

MR na Mídia

BLOG MARINA CANFIELD

BOTOX PODE AJUDAR A ACABAR COM A DTM? 

Blog Marina Canfield http://www.marinacanfield.com/botox-pode-ajudar-a-acabar-com-a-dtm/#ixzz2TY9pYaSM

 

Dificuldade em dizer não, não delegar tarefas aos outros, não praticar nenhum hobby, não impor limites aos outros, não cuidar de si são algumas das características de quem sofre de DTM. Homens e mulheres são vítimas de Disfunção Tempo Mandibular (DTM), porém 92,5% dos que buscam tratamento são mulheres na faixa etária de 15 a 45 anos, confirma Dr. Milton Raposo Junior, especialista em Estética Dental e Reabilitação Oral, da MR Estética Dental, mestrando em DTM e DOF.

Embora a diferença em prevalência de DTM entre os gêneros não seja ainda bem entendida, algumas teorias acreditam que as mulheres são mais vulneráveis do que os homens, porque não estão aptas a lidar com suas pressões, devido ao acumulo de responsabilidades típicas da mulher contemporânea, o que resultaria em um número maior de desordens funcionais.

Como tratar?

Há várias formas de tratar a DTM: a mais comum é reduzir os efeitos prejudiciais, de travamento ou rangido, por meio de um aparelho. Por outro lado, quando partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não surtem, uma cirurgia na articulação é recomendada. Terapias caseiras como compressas e exercícios podem ajudar a relaxar o músculo, explica Dr. Milton Raposo Junior.

O tratamento com a aplicação da toxina botulínica, já autorizado pela ANVISA, pode ser uma alternativa, porém especialistas tem opiniões diferentes sobre o assunto.

“Devido às suas propriedades analgésicas, a toxina botulínica do tipo A pode ser uma alternativa para aliviar a tensão nos pacientes que não se adaptam aos tratamentos convencionais ou que a cirurgia, método mais eficiente, possa trazer riscos a pacientes com a saúde debilitada.”, diz Dra Andrea Beder, mestre em implantodontia, cirurgiã Trauma Buco Maxilo Facial e especialista em Apnéia do Sono, do Instituto Alpha.

Como funciona a toxina botulínica?

A toxina botulínica tem sido usada desde 1977 para o tratamento de várias doenças neuromusculares e em estudos abordados em 2011, conclui-se que a toxina bloqueia a liberação de acetilcolina nas terminações nervosas, ajudando a inibir a contração muscular, informou Dr. José Luis G. Bretos, especialista em Ortodontia o Mestre em Ortodontia e Radiologia e Doutor em Ciências da Saúde, da UNIFESP.

Em tratamentos para DTM, os estudos revelaram que os efeitos clínicos aparecem entre um e três dias após a administração da toxina botulínica, e os efeitos máximos ocorrem após uma a duas semanas, o que, em seguida, estabiliza a um nível moderado até a recuperação completa do nervo em cerca de três meses. “Mas ainda é necessário mais anos de estudos para comprovar a eficiência, porém a ausência de evidência não significa que o procedimento não funciona”, conclui.

 

MR na Mídia

(16/12/13) REVISTA ODONTO MAGAZINE [ + Ver Todas ]

MR Estetica Dental CROSP 11.481

Rua Atibaia, 386 - Perdizes - São Paulo

(11) 3862.3740 / 3221.8840 / 94010-3079
contato@mresteticadental.com.br

RT Milton Raposo Jr CROSP 92.724